8 de novembro de 2014

ODDWORLD: NEW' N' TASTY: Remake de Abe's Oddysee é excelente, mesmo com pequeno problemas



Hoje em dia é muito difícil de se encontrar pessoas que jogaram grandes clássicos em consoles como NES, Super Nintendo, Mega Drive e até mesmo dos não-tão-antigos Nintendo 64 e o primeiro Playstation. Dito isso é mais do que normal de que poucas pessoas já tenham ouvido falar sobre Abe, um Mudokon que teve dois jogos lançados para Playstation e para PC, sendo eles Oddworld: Abe's Oddysee e sua sequência, Oddworld: Abe's Exoddus. Porém, o atrapalhado personagem ganhou a oportunidade de estrear nos novos consoles com o remake de seu primeiro jogo, todo reformulado e com novo título: Oddworld: New'n'Tasty.

 A história se passa num mundo chamado Oddworld, no qual um Mudokon chamado Abe é um operário da fábrica Rupture Farms, uma empresa de processamento de carne liderada pelos Zullags. Após descobrir que sua espécie se tornaria no próximo lançamento da empresa, Abe decidi fugir. Em sua fuga, ele adquire novos poderes em templos sagrados e é selecionado como o "escolhido" para salvar sua raça dos terríveis Zullags.


Oddworld New'n'Tasy nada mais é do que o remake de Abe's Oddysee, porém é um dos melhores remakes que se tem visto no mundo do videogame. É um jogo pensado e construído novamente desde sua base. Não é como os remakes "adaptáveis" no estilo de Last Of UsGTA VKingdom Hearts e tantos outros que têm apenas algumas pequenas "alterações". Os gráficos, a jogabilidade e todos os mecanismos da saga de Abe foram pensados do zero para funcionar nos consoles da nova geração e chamar a atenção de um novo público de gamers.

Mesmo que não tenha os gráficos tão desejados para a geração atual, é impossível negar a grande evolução presente no remake (ainda mais pensando que é um jogo lançado originalmente para o primeiro Playstation e hoje estamos no PS4!). Além disso, muita coisa mudou. Os cenários, por exemplo, foram a melhor mudança. Estão mais dinâmicos, profundos e muita coisa é mais perceptível de se ver, algo que era limitado para o jogo de 1997. Hoje não é necessário esperar cada cenário carregar individualmente (quem jogou o original sabe do que estou falando), algo que chegava a ser bastante cansativo.

Porém, algo que precisa ser melhorado, caso a empresa decida fazer o remake de Abe's Exoddus ou lançar um novo jogo para a franquia, é a jogabilidade. Ao contrário do primeiro jogo, o controle de Abe aparenta estar mais "duro", menos "flexível" do que era antigamento, por assim dizer. Parece algo tosco de se comentar, mas foi o elemento mais apontado negativamente pelas críticas de sites especializados e é algo que você percebe no manuseio do controle com facilidade, ainda mais para alguém que jogou o game original. Fica estranho você comandar Abe e a ação "demorar" um pouco mais para acontecer do que acontecia antes.

Não quero que o texto se prolongue mais e fique cansativo para vocês. Então o que você precisa saber é o seguinte: Oddworld New'n'Tasy é um dos melhores remakes para os consoles de nova geração (mesmo que precise de algumas melhorias) e tem uma história extremamente divertida e politicamente incorreta (mesmo sendo muito curta pra os jogos da atualidade). Caso faça sucesso, a produtora do jogo já anunciou o remake da continuação e também um possível terceiro jogo (totalmente novo). Tomara que tudo dê certo. Por enquanto o jogo está disponível para PS4, mas em breve já estará disponível para as mais diversas plataformas
.

Nenhum comentário: